quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Movimentos da Dança do Ventre


Na verdade são poucos movimentos que existem. A maioria é variação dos movimentos básicos. A nomeclatura também pode variar.

Alguns movimentos básicos:

Redondinho - Girando o quadril encolhendo e soltando a barriga, mantendo-o no mesmo lugar.

Redondo- sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.

Redondão - igual ao anterior porém a projeção para trás é maior.

Oito para frente - Coloque o quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado,(sem levantar o calcanhar), desenhando um oito deitado ao chão.

Oito para trás - igual ao anterior só que torcendo o quadril para trás após a lateralização do mesmo.

Oito Egípcio ou para cima - Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar para subir o quadril.

 
Oito Maia ou para baixo - Elevando o quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente. Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu.
 
Batida Lateral  - transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas ( como a que usamos para fechar a porta do carro) para os lados.
 
Shimie ou tremido - São as batidas de quadril feitas contínua e rapidamente para cima. Flexiona-se os joelhos levemente e alterna-os rapidamente produzindo um tremor em todo o corpo com ênfase na barriga.
 
Shimie de Peito  - Sacode-se os ombros de um lado para o outro rapidamente. Todos os movimentos que envolvem peito/busto, devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança.
 
Básico Egípcio  - Em posição ereta coloca-se uma perna em frente a outra. A da frente fica sempre em meia ponta alta. Então sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé. Pode ser feito lento ou rápido. Dele há variações para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.
 
Robô ou Soldadinho de Chumbo - Em posição ereta coloca-se as pernas lateralmente, e imagine que ambas estão engessadas e que vc precisa andar com elas assim. O resto do corpo não pode acompanhar o movimento. Para facilitar faça em meia ponta altíssima. Quando já conseguir definir a musculatura envolvida, comece a praticar com os dois pés no chão e sempre primando pela força do movimento. OBS: a tensão NÃO pode ficar visível no restante do corpo, tronco, braços e face relaxados.


Peito e/ ou Busto  - É possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s".


Pescoço - É o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo.


Camelo  -  De perfil, um pé um pouco a frente do outro, braços a frente,transfira o peso do corpo para o pé da frente projetando a bacia na mesma direção em um movimento sinuoso
 Depois retorne o peso do corpo para trás. Continue fazendo um movimento de vaivém. O abdômen controla a volta das vertebras lombares.

Twist  - Coloque uma perna em frente á outra, transfira o seu peso para a perna da frente, depois para a de trás, quando for à frente, faça uma torção(movimento de rotação)leve para dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário