sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Café Árabe

No mundo árabe, a cerimônia de preparar e servir o café faz parte da tão conhecida hospitalidade árabe, é sinal de que a visita é bem-vinda e honrada por seu anfitrião.
No deserto ou em uma casa árabe moderna, o tradicional preparar e servir o café é sempre feito com muita dedicação. O ritual básico não mudou muito através das gerações. Tradicionalmente no deserto o café é preparado na fogueira, em um utensílio, bule especial conhecido como dale. O tradicional fogo de chão é o preferido para o preparo do café porque dizem adicionar um sabor especial. O café depois de pronto e preparado com temperos especiais como hal (cardamomo), é servido em outro bule especial limpo, acompanhado de pequenas xícaras sem alça. O café árabe não é coado, espera-se a borra sentar no fundo para servir. O anfitrião costuma servir um pouco em cada xícara e costuma-se repetir por várias vezes, o café geralmente é servido amargo nessas ocasiões. No dia a dia, o café é preparado em pequenas quantidades também em um bule especial sem tampa, pode ser murrah (amargo), uasat (no ponto) ou hilua (doce), acompanha um copo de água. A maneira de preparar é fácil, coloca-se água a ferver no bule e adiciona-se açúcar, quando dissolver o açúcar coloca-se a quantidade de café desejada, tempera-se com um pouco de cardamomo , mexe-se com uma colher até levantar espuma, sem ferver. Tira-se o bule do fogo e coloca-se uma colherinha de espuma em cada xícara de café, espera-se a borra sentar um pouco no fundo e está pronto para servir. “Tafadal!”. “À vontade, sirva-se!”.




Cafeomancia
  Prática usada para adivinhar o futuro através da leitura da borra de café que aparece na parede e fundo de uma xícara, depois de bebê-lo.Muito difundida nos países árabes, tornando-se uma de suas mais ricas tradições, principalmente no Irã, na Turquia e no Sul da Rússia, onde era praticada pelas cortes dos grandes czares.

Posteriormente, foi introduzida na Europa, no século XVIII, sendo a França o primeiro país a adotá-la. Mais tarde, foi a vez da Itália, na cidade de Veneza, partindo para o resto do mundo.
Atualmente a prática da Cafeomancia é muito utilizada na Turquia e nos países do norte da África, que conservam essa prática há vários séculos, passando-a de geração a geração. A leitura da borra de café, ao contrário do que se possa pensar, não é difícil. Só exige muita concentração e sensibilidade para perceber com clareza a figura surgida, decifrando-a.




Sites com Cafeomancia online:
http://www.portalangels.com/cafeomancia/cafeomancia.htm
http://www1.uol.com.br/bemzen/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário